Pages

Sunday, June 18, 2006

MEC lança curso de especialização a distância em tecnologias na educação

Ótima oportunidade para quem deseja aprofundar seus conhecimentos na área :-)

O ministério da Educação lança na próxima segunda-feira, 19, às 16h, na Sala de Atos do MEC, o Curso de Especialização a Distância em Tecnologias na Educação. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Segundo o titular da Seed, Ronaldo Mota, o objetivo do curso é formar 1.700 professores para atuar nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). “Vale ressaltar que o professor multiplicador é um agente de mudança fundamental. Como especialista, ele sensibiliza e motiva os professores das escolas públicas quanto à integração e utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem”, destaca o secretário.

O curso utilizará o ambiente colaborativo de aprendizagem e-ProInfo, com dois momentos presenciais, um no início e outro ao fim para a apresentação de trabalho de conclusão do curso. Esta é a 35ª edição de cursos de especialização oferecidos pela Seed, sendo um deles realizado presencialmente com o tema Informática na Educação, certificando 1.300 professores.

Ronaldo Mota diz que esta versão traz alterações visando à melhoria da qualidade da formação e do atendimento dos estados, como o aumento da carga horária, pelo fato do conteúdo do curso tratar do uso pedagógico das mídias televisão, rádio, material impresso e informática.

O curso integra um conjunto de ações da Seed que busca investir fortemente no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação pública brasileira, com a perspectiva de elevar o seu padrão de qualidade. (Assessoria de Imprensa da Seed)
Homenagens mais que merecidas

Cerca de 1.300 pessoas se reuniram, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, no dia 7 de junho, para comemorar os 60 Anos da UNESCO. Na celebração, a UNESCO no Brasil homenageou 10 iniciativas de pessoas e instituições que se destacam por ações de relevância social nas áreas de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação. Os homenageados receberam um Diploma de Reconhecimento por suas ações, que contribuíram para a concretização de marcos históricos nas áreas de atuação da UNESCO.

“Esta é uma homenagem a milhares de professores brasileiros, educadores corajosos e sonhadores que acreditam que é possível mudar a educação brasileira”

Com essa frase a professora Léa Fagundes, de 76 anos, agradeceu a homenagem que recebeu, como destaque em Novas Tecnologias de Comunicação para a Educação. Para quem não a conhece, a professora Léa Fagundes é uma das pesquisadoras pioneiras no uso da informática em sala de aula, discutindo sua importância no processo ensino/aprendizagem e na inclusão social.

Outra homenagem que não poderia faltar foi o Diploma de Reconhecimento ao educador Paulo Freire, homenageado “in memorian” como destaque em Educação para a Liberdade. Paulo Freire morreu em 1997 depois de produzir uma vasta obra que é referência na pedagogia mundial, onde acreditava que
“Educação é comunicação, é diálogo, é um encontro de sujeitos interlocutores que procuram a significação dos significados”.

Como primeiro “post”, resolvi citar essas duas homenagens, pois encarnam o objetivo deste blog, contribuir com a discussão de uma nova forma de usar as tecnologias educacionais.