Pages

Sunday, June 18, 2006

Homenagens mais que merecidas

Cerca de 1.300 pessoas se reuniram, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, no dia 7 de junho, para comemorar os 60 Anos da UNESCO. Na celebração, a UNESCO no Brasil homenageou 10 iniciativas de pessoas e instituições que se destacam por ações de relevância social nas áreas de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação. Os homenageados receberam um Diploma de Reconhecimento por suas ações, que contribuíram para a concretização de marcos históricos nas áreas de atuação da UNESCO.

“Esta é uma homenagem a milhares de professores brasileiros, educadores corajosos e sonhadores que acreditam que é possível mudar a educação brasileira”

Com essa frase a professora Léa Fagundes, de 76 anos, agradeceu a homenagem que recebeu, como destaque em Novas Tecnologias de Comunicação para a Educação. Para quem não a conhece, a professora Léa Fagundes é uma das pesquisadoras pioneiras no uso da informática em sala de aula, discutindo sua importância no processo ensino/aprendizagem e na inclusão social.

Outra homenagem que não poderia faltar foi o Diploma de Reconhecimento ao educador Paulo Freire, homenageado “in memorian” como destaque em Educação para a Liberdade. Paulo Freire morreu em 1997 depois de produzir uma vasta obra que é referência na pedagogia mundial, onde acreditava que
“Educação é comunicação, é diálogo, é um encontro de sujeitos interlocutores que procuram a significação dos significados”.

Como primeiro “post”, resolvi citar essas duas homenagens, pois encarnam o objetivo deste blog, contribuir com a discussão de uma nova forma de usar as tecnologias educacionais.

No comments: