Pages

Tuesday, February 09, 2016

Utilização de Histórias em Quadrinhos em sala de aula?

No último dia 30 de janeiro foi comemorado o Dia do Quadrinho Nacional, aproveitando a data por que não questionar: Utilização de Histórias em Quadrinhos em sala de aula?

Para saber mais sobre esta importante data clique aqui.

Enquanto preparo o texto seguem algumas sugestões de leitura que eu já separei:

Artigos

Resumo: Após décadas de rejeição por parte dos educadores, no final dos anos 1990 as histórias em quadrinhos começaram a conquistar seu espaço nas salas de aula brasileiras. No entanto, apesar dos avanços conseguidos, ainda é preciso adequar as aplicações possíveis deste produto cultural às necessidades do processo de aprendizado. Nesse sentido, neste artigo temos por objetivo fomentar e nortear o uso apropriado das narrativas sequenciais nas práticas educativas, discutindo os possíveis caminhos para sua implementação.
Palavras-chave: Educação. Histórias em quadrinhos. Práticas educativas.
Autores: Roberto Elísio dos Santos. Waldomiro Vergueiro.

Resumo: As histórias em quadrinhos vêm despertando interesse de professores e pesquisadores devido ao caráter flexível dos seus elementos constituintes. O balão é o ícone de intersecção entre palavra e imagem, que gera a compreensão das histórias em quadrinhos na sua completude, o que possibilita uma infinidade de experiências, técnicas e abordagens metodológicas no processo de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, propomos tecer considerações acerca das possibilidades de os quadrinhos se constituírem em ferramentas na/para a prática pedagógica do professor em formação e/ou em atuação na sala de aula.
Palavras-chave: Ensino. Arte Seqüencial. Interdisciplinaridade. Formação de Professores.
Autores: Alberto Ricardo Pessoa. Luciana Miyuki Sado Utsumi.

Resumo: O presente artigo apresenta o resultado de uma investigação que teve como ponto de partida os questionamentos sobre que contribuições as histórias em quadrinhos podem oferecer para o aprendizado e/ou desenvolvimento de habilidades em sala de aula? De que modo as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas no âmbito escolar? Logo nesta investigação buscou-se conhecer o universo das histórias em quadrinhos e suas contribuições para o uso interdisciplinar em sala de aula. Considerando as histórias em quadrinhos como um meio de comunicação em massa e produção cultural. Entende-se que a escola como um espaço de reflexão, de manifestação cultural e social, pode e deve explorar as histórias em quadrinhos e seu caráter interdisciplinar como aquisição de conhecimento. A diversidade de utilização das histórias em quadrinhos em sala de aula e análise interdisciplinares de algumas histórias em quadrinhos é feita, bem como sugestões de atividades para fundamental.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos. Educação. Interdisciplinaridade.
Autores: AVELAR, Távita de. RODRIGUES, Cleide Aparecida Carvalho

Livro
Título: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula.
Autores: Angela Rama (org.), Waldomiro Vergueiro (org.), Paulo Ramos, Túlio Vilela e Alexandre Barbosa
São Paulo: Contexto, 2004. Preço: R$25,00. 160 páginas.
Clique aqui e leia uma resenha do livro.


Matérias em Revistas

Resumo: Ao criar histórias em quadrinhos, turma de alfabetização aprende a transmitir suas ideias utilizando o desenho e a palavra.
Autora: Denise Pellegrini
Revista Nova Escola

Resumo: Esse gênero literário colorido, ilustrado e cheio de recursos gráficos incentiva os pequenos de pré-escola a criar o hábito de ler
Autora: Adriana Toledo
Revista Nova Escola

Oficina
O que é: Vídeoaula sobre histórias em quadrinhos na sala de aula.
Público: Professores e educadores sociais.
Materiais: Computador, data show.
Espaço: Espaço em que se possa projetar o vídeo para o coletivo de profissionais.
Duração: Um encontro de 1h30min.
Finalidade: Conhecer a origem e a evolução das HQs, sua contribuição para a sala de aula e dicas de como trabalhar com elas, em oficinas pedagógicas com crianças e com adolescentes.
Expectativa: Aprender a usar a linguagem de HQs como forma de expressão no trabalho com crianças e com adolescentes, ampliando seu repertório cultural.

Artigo em Portais
Autora: Juliana Carvalho

E para fechar eu acho que a sugestão mais interessante:

Observatório de Histórias em Quadrinhos

 

No comments: