Olá pessoal,
Vocês já pararam para pensar como os diferentes países ao redor do mundo estão usando a tecnologia para garantir a educação das crianças e jovens? Será que é diferente da forma como usamos no Brasil?
Com o objetivo de gerar curiosidade e vontade de ver a palestra “Como os países estão usando a tecnologia para garantir a educação de todas as crianças e jovens”, realizada por Michael Trucano durante o Seminário internacional - Repensando o papel das tecnologias na educação, separei alguns pontos que me chamaram a atenção, espero que lhes provoquem curiosidade também.
Quem é Michael Trucano? Ele é Especialista Sênior em Políticas de Educação e Tecnologia do Banco Mundial e Líder Global de Inovação em Educação , trabalhando em questões na interseção do uso de tecnologia e educação em países de renda média e baixa e mercados emergentes em todo o mundo. (https://blogs.worldbank.org/team/michael-trucano)
A palestra começou com uma provocação:
Se muitas pessoas falam que a conectividade está “melhor” e “maior” e identificamos que existe um “gap” digital e de conectividade na educação, devemos nos questionar:
Que perguntas estamos fazendo sobre isso?
E
Que perguntas deveríamos fazer sobre isso?
Depois de trabalhar essa provocação, trouxe 7 considerações muito importantes sobre o tema:
- Quais são os objetivos educacionais que estamos tentando alcançar e como este esforço pode ser feito?
- Conectividade... Para onde? Para quem?
- Especificações técnicas vs funcionalidade?
- Quem paga?
- Como financiar?
- Investir apenas em conectividade?
- Como saber quando algo não está dando certo?
E terminou com cinco princípios que o Banco Mundial desenvolveu para dar apoio à educação no mundo todo com relação ao tema conectividade:
A conectividade deve:
- Ser para todos
- Ter abordagem ecossistêmica
- Empoderar os professores
- Ser aberta, interoperável, transparente
- Ser baseada em evidências, custo-benefício e interativo
Ficaram curiosos sobre como Michael Trucano abordou todos esses pontos? Deem um play no vídeo abaixo, assistam a palestra e deixem um comentário.
A palestra começa aos 16 minutos e vai até os 59 minutos
Abraço a todos!