Pages

Wednesday, November 06, 2013

Invista em seu conhecimento!

Olá pessoal! Hoje eu venho trazer uma dica para todos que, como eu, adoram estudar e aprender algo novo e devido a correria do dia a dia, ou ao valor cobrado para fazer um curso, não podem fazê-lo: a Fundação Bradesco através do Projeto Escol@ Virtual disponibiliza cursos online gratuitos em diversas áreas, tais como:

  • Administração Financeira (Administração e Planejamento de Finanças Pessoais, Análise de Balanços, Contabilidade Empresarial e Matemática Financeira); 
  • Informática (Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicativos, Governança de TI, Sistemas Operacionais, Office, Segurança da Informação); 
  • Cursos de Aperfeiçoamento/Comportamentais (Comunicação Escrita, Criança mais Segura na Internet, Currículo sem Segredo, De Acordo com o Novo Acordo, Dinâmicas e Testes na Seleção, Entrevista: Como encará-la!, Postura e Imagem Profissional e TI na Educação.

Para se inscrever visite o site http://www.ev.org.br e clique em “Faça sua inscrição”.



Você ainda não está convencido sobre os benefícios de fazer um curso na Escol@ Virtual? Os coordenadores do projeto ressaltam cinco motivos para fazê-lo:

1.      É rápido e prático!
Fazer cursos on-line na Escol@ Virtual é muito simples! É possível iniciar um curso em qualquer dia e horário. Para realizar a matrícula, é só preencher o formulário de inscrição no Portal da Escol@ Virtual.

2.      Os cursos são totalmente gratuitos!
A Escol@ Virtual oferece mais de 80 cursos nas modalidades on-line e semipresencial. Todos os nossos cursos são totalmente gratuitos!

3.      Flexibilidade
A proposta é propiciar um ambiente virtual, no qual o aluno será o principal agente e condutor da sua própria aprendizagem. O aluno pode estudar em casa, no trabalho ou em qualquer lugar em que haja um computador conectado à Internet. Tudo isso, dentro do seu horário livre.

4.      O tempo que você gastaria no trânsito, você investe em conhecimento!
Fazendo um curso on-line na Escol@ Virtual, você não perde tempo no trânsito e evita despesas com locomoção até uma escola convencional. Com mais tempo disponível, você terá mais disposição para aprender.

5.      Certificado de Conclusão de Curso
Com 70% de aproveitamento, o aluno poderá imprimir o Certificado de Conclusão do Curso. Com o certificado em mãos, aproveite para atualizar o seu currículo!

Se você está pensando em dar uma guinada na sua carreira profissional ou se qualificar mais, visite a Escol@ Virtual e invista em seu conhecimento.

Um abraço a todos.

Tuesday, September 24, 2013

Curso gratuito online promove o uso de Recursos Educacionais Livres e Educação Aberta


No mês de outubro começa a 1ª edição do Curso EA(Educação Aberta)/REA (Recursos Educacionais Livres) 2013, conduzido através da parceria de várias universidades, organizações e pessoas ao redor do Brasil. 

Segundo informações dos coordenadores, o curso tem como objetivo fazer uma introdução sobre o que é Educação Aberta (EA) e Recursos Educacionais Abertos (REA), parte de uma agenda global para a provisão sustentável de recursos educacionais e promoção de uma educação para todos. O curso conta com o apoio da UNESCO-Brasil.

Terá duração de 6 semanas, começando em outubro de 2013, é totalmente gratuito e voltado para pessoas que se questionavam ou passaram a se questionar após ler este texto sobre o que é Educação Aberta ou o que são Recursos Educacionais Livres.

Vamos fazer juntos esse curso? Atenção, as inscrições estarão abertas até o dia 29 de setembro de 2013 através do endereço: http://curso.rea.ufg.br/

Grande abraço a todos.

Tuesday, June 25, 2013

Os nativos digitais estão acostumados a uma interatividade diferente

Olá pessoal, navegando pela internet achei essa entrevista muito interessante com a orientadora educacional Patricia Konder Lins e Silva para o site Revolução eBook, que participou do painel “O livro digital: uma aposta no didático do futuro?” no 4º Congresso do Livro Digital.

Algumas perguntas para você ter um gostinho da matéria:

O formato do livro digital, em muitos sentidos, ainda é bastante assemelhado ao físico, principalmente no que diz respeito à leitura linear e exaustiva. O que muda é apenas o suporte. Você acredita que o livro digital ainda deverá evoluir para se adequar ao comportamento e às praticas de leitura dos “nativos digitais”?

Como os livros digitais se encaixam em um mundo de informações rápidas, despejadas via smartphones, tablets e outras interfaces? A forma de produzir, distribuir, gerenciar e recompensar literatura também é partícipe dessa mudança de paradigmas?

As escolas no futuro irão incluir os livros digitais no processo educacional ou deverão optar por outras plataformas, como jogos eletrônicos?



Thursday, February 21, 2013

Você sabe o que são Recursos Educacionais Abertos?


O projeto teve início em 2008 e tem como objetivo prover inovação em política pública de educação e na forma de pensar e garantir o acesso ao conhecimento necessário à educação de qualquer indivíduo. Os responsáveis deixam claro que acreditam que os recursos educacionais abertos são a via necessária deste debate.

Conheça mais detalhes sobre os REA:


No vídeo abaixo a professora Débora Sebrian fala sobre o tema durante o Simpósio Hipertexto 2012.


O grupo também lançou um caderno para professores sobre o tema:



Se você ficou curioso e deseja saber mais sobre o tema, visite a página do REA Brasil e aprenda mais sobre Recursos Educacionais Abertos.

Sunday, January 06, 2013

Pesquisa indica que jogo online pode melhorar a cognição de idosos

Para muitos adultos, jogar no computador é apenas uma forma de se divertir e relaxar das correrias do dia-a-dia, Porém, para os pesquisadores Laura A. Whitlock, Anne Collins McLaughlin e Jason C. Allaire, esse tipo de atividade pode trazer muitos outros benefícios, principalmente para os idosos.

O Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Carolina do Norte afirma que jogar World of Warcraft com frequência pode trazer muitos benefícios para os idosos, como uma melhora na capacidade de concentração e na orientação espacial, segundo novos estudos realizados sobre os benefícios que os jogos de computadores proporcionam à cognição humana.

"Nós escolhemos o jogo World of Warcraft porque tem catacterísticas que sentimos que podem produzir benefícios - é um jogo cognitivamente desafiador, em um ambiente socialmente interativo que apresenta aos usuários novas situações" disse a professora  Drª. Anne McLaughlin, uma das autoras da pesquisa ao site
Venture Beat.

World of Warcraft é o MMORPG mais famoso do mundo. MMORPG é uma sigla em inglês que define jogos que reúnem uma grande quantidade de usuários interagindo através da internet, realizando aventuras onde conquistam diversos atributos durante o desenrolar do jogo, como força, magia e vitalidade, enquanto exploram vastos mundos repletos de mistérios, com diversas possibilidades e caminhos para trilhar.

Como foi realizado o estudo:

O estudo contou com a participação de 39 adultos com idades entre 60 e 77 anos. Primeiro, eles passaram por um teste que avaliou a capacidade de concentração e orientação espacial do grupo. Após o teste, metade do grupo jogou por aproximadamente 14 horas World of Warcraft distribuídas durante duas semanas, enquanto a outra metade seguiu sua rotina normal, sem ter acesso ao jogo. Após este período, o grupo voltou a fazer o teste e foi detectada uma melhora de aproveitamento no grupo que ficou as duas semanas jogando World of Warcraft, principalmente nas pessoas que não haviam se saído tão bem quando realizou o teste pela primeira vez.

Comparando o resultado do teste nos dois grupos, o Dr. Jason Allaire, um dos responsáveis pela pesquisa, afirmou que o que mais chamou a sua atenção foi que as pessoas que tiveram o pior desempenho no primeiro teste, após as duas semanas jogando em casa, obtiveram um melhor resultado, melhorando sua capacidade de concentração e orientação espacial.

Se você também tem dificuldades de concentração e orientação espacial, quem sabe jogar um pouco no computador games no estilo do World of Warcraft pode passar a ser muito mais do que apenas se divertir e relaxar das correrias do dia-a-dia. Só não use esta pesquisa como desculpa para passar muitas horas no computador, é sempre importante lembrar que uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação balanceada são fundamentais para a saúde. 

Fonte: O estudo chama-se "Individual differences in response to cognitive training: Using a multi-modal, attentionally demanding game-based intervention for older adults", foi publicado na revista Computers in Human Behavior e pode ser adquirido no site http://www.sciencedirect.com.

Se você ainda não conhece World of Warcraft, confira o trailer comemorativo do aniversário de 8 anos do jogo: